Política de privacidade

Objetivo 

A SOLÓTICA entende e valoriza a importância da privacidade e da proteção de seus dados pessoais. Entendemos que tratar seus dados pessoais é uma grande responsabilidade e, por isso, colocamos nossos maiores esforços para garantir a segurança dessas informações. Assim, buscamos fomentar uma cultura de confiança e transparência com você. 

Elaboramos esta Política de Privacidade para te ajudar a esclarecer o modo de tratamento dos dados que são coletados no website, dos motivos da coleta de informações e da forma como podem ser atualizados, gerenciados ou excluídos. Além disso, este Política fala sobre os seus direitos enquanto titular destes dados pessoais, e sobre como exercê-los junto à SOLÓTICA. 

Em caso de dúvidas, não hesite em nos contatar. Ao final desta Política há um canal direto para falar a respeito de dados pessoais. 

Ao utilizar os serviços do website, o usuário está consentindo com a presente Política de Privacidade. 

 

Definições 

Para tornar esta Política mais clara, listamos algumas expressões que, no singular ou no plural, terão os seguintes significados: 

  • Dado Pessoal:Qualquer informação que identifique ou que possa identificar uma pessoa física. Por exemplo, nome, data de nascimento, estado civil, número de inscrição no CPF/ME, e-mail, telefone celular, endereço residencial, conta e agência bancária, características físicas, econômicas, culturais ou sociais, dentre outros. 
  • Dado Pessoal Sensível: São dados pessoais relativos à origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a um indivíduo. 
  • DPO: O Encarregado pelo tratamento de dados pessoais é a pessoa nomeada para atuar como canal de comunicação entre a Solótica, os Titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (“ANPD”). 
  • Titular:É toda pessoa natural a quem se referem os dados pessoais que são objeto de Tratamento. Neste caso, o Titular é você. 
  • Tratamento:Qualquer operação com dados pessoais, incluindo coleta, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, atualização, comunicação, transferência, compartilhamento e extração de dados pessoais. 
  1. Por Que Nós Precisamos Das Suas Informações?

A maioria de nossos serviços não requer nenhum tipo de registro, permitindo você visitar nosso website sem nos informar quem é você. No entanto, alguns serviços podem requerer que você voluntariamente nos forneça alguns de seus dados pessoais. 

Note que nosso site não é voltado para menores, e sempre que for necessário coletar e tratar Dados Pessoais de crianças e menores de idade, será solicitado consentimento explícito aos pais ou tutores (exemplo plano de saúde e outros benefícios e/ou obrigações) . 

Nós tratamos os seus dados pessoais apenas i) para as finalidades descritas nesta Política, ii) para os propósitos informados a você no momento da coleta das suas informações e iii) para outras finalidades que sejam compatíveis com aquelas informadas no momento da coleta dos seus dados pessoais. 

Nós apenas iremos reter seus dados pessoais na medida em que formos obrigados por alguma lei ou regulamentação, decisão judicial, ou enquanto seja necessário para atender a finalidade de seu tratamento. 

Nesse contexto, listamos abaixo os principais usos que damos às suas informações pessoais: 

​​​​1.1. Atender a Finalidade para a Qual o Dado Foi Fornecido 

Nós tratamos os seus dados pessoais para atender a finalidade para a qual você os forneceu à Solótica ou para outras finalidades compatíveis com estas e informadas a você no momento da coleta dos seus dados. Por exemplo, quando realizamos uma operação financeira (pedido/contrato/faturamento/cobrança/remuneração/reembolsos), para viabilizar nossos acordos de parcerias, realizar a troca de produtos e atender as solicitações do consumidor. 

1.2. Cumprir com as Nossas Obrigações Legais ou Regulatórias 

Também poderemos utilizar os seus dados pessoais para cumprir com as nossas obrigações impostas por lei, regulações de órgãos governamentais, autoridades fiscais, Poder Judiciário e/ou outra autoridade competente. Por exemplo, para cumprimento de nossas obrigações fiscais perante a Receita Federal e demais órgãos fiscais, para atendimento de normas regulamentares de segurança no ambiente trabalho, cumprimento de normas de qualidade de farmacovigilância e tecnovigilância da ANVISA. 

1.3. Viabilizar as Atividades Necessárias às Nossas Operações 

Com base no nosso legítimo interesse, também poderemos tratar os seus dados pessoais para viabilizar as nossas atividades cotidianas, sempre observando os limites da sua expectativa e nunca em prejuízo dos seus direitos ou liberdades fundamentais. Por exemplo, quando avaliamos nossas informações de venda, monitoramos o cumprimento dos contratos e procedimentos da empresa, rastreamos e confirmamos entregas de produtos, captamos pedidos e controlamos nossos indicadores internos. 

1.4. Evitar Fraudes e Zelar pela Sua Segurança 

Zelando pela sua segurança (e de terceiros), também poderemos tratar os seus dados pessoais para controlar a entrada e saída de visitantes e prestadores de serviços na SOLÓTICA. 

Para evitarmos fraudes, tratamos os dados recebidos em pedidos e reclamações pelo no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). 

​​​​​​​1.5. Publicidade 

Utilizamos seus dados pessoais para promover o apoio de nossas atividades de marketing, para monitoramento de satisfação, envio de amostras e materiais de apoio. 

​​​​​​​1.6. Executar um Contrato que Você Tenha Celebrado Conosco, ou Realizar Diligências Pré-Contratuais 

Nós podemos tratar seus dados pessoais para cumprir com nossa relação contratual, realizar pagamentos ou cobranças de valores devidos, e garantir que nosso sistema reconheça você ao utilizar login e senha. Também tratamos dados pessoais para a elaboração de contratos, executarmos ações junto a profissionais de saúde e parceiros de negócio, e em alguns casos poderemos realizar diligências pré-contratuais de acordo com nossas normas internas e a legislação aplicável. 

Caso tenhamos que fornecer um produto decorrente de um pedido online por meio de uma conta em nossos sistemas, trataremos os seus dados pessoais para essa finalidade, como nome, e-mail, endereço, usuário e senha, número de telefone, dados de compra, entrega, número do pedido, dados de pagamento. 

​​​​​​​1.7. Permitir o Exercício Regular de Nossos Direitos 

Por fim, mesmo após o término da sua relação conosco, nós poderemos tratar alguns dos seus dados pessoais para cumprirmos com nossas obrigações legais ou regulatórias, ou, ainda, para exercermos nossos direitos garantidos em lei, inclusive como prova em processos judiciais, administrativos ou arbitrais. 

 

  1. Quais Informações Suas Nós Tratamos?

As informações que coletamos a seu respeito são apenas aquelas compatíveis e necessárias para viabilizar a sua relação conosco, por exemplo, de cliente, prestador ou fornecedor de produtos ou serviços, funcionário de um parceiro de negócio, usuário do nosso website, dentre outras. 

Tomamos medidas aptas a garantir que os dados pessoais que coletamos sejam confiáveis, precisos, completos, atuais e relevantes para os fins aos quais se destinam. No entanto, em alguns casos, contamos com nossos usuários para fornecer e manter os dados pessoais adequados. Cabe a você garantir que suas informações estejam atualizadas e precisas ao fornecê-las, e atualizá-las nos casos em que isto seja necessário. 

Agrupados em categorias, esses dados podem ser: 

  • Informações de identificação, como o nome, RG, CPF, gênero, estado civil, nacionalidade, filiação, entre outros; 
  • Informações que nos auxiliem a contatá-lo, como telefone, e-mail e endereço completo; 
  • Informações financeiras, como dados bancários (agência e conta corrente), dados de pagamento com cartão, informações referentes a notas fiscais e declaração de Imposto de Renda; 
  • Informações profissionais, como número de inscrição no conselho de classe (como o CRM), especialidade, currículo, histórico profissional, cargo; 
  • Informações comportamentais, como hábitos de consumo (quando não vinculados a um CID) 
  • Atributos associados aos seus dispositivos eletrônicos, como IP, cookies de navegação e domínio de visita em nosso website; 
  • Dados sensíveis: histórico médico, atestado de saúde ocupacional (ASO), doenças e medicamentos; 
  • Informações concernentes à sua imagem, como fotos e vídeos. 

 

  1. Como Coletamos Os Seus Dados Pessoais?

As informações que tratamos a seu respeito podem nos ter sido fornecidas diretamente por você, por terceiros, coletadas de forma automática ou serem provenientes de bases públicas. 

 

​​​​​​​3.1. Fornecidas Diretamente por Você 

Desde o início da sua relação conosco, você voluntariamente nos disponibiliza informações a seu respeito, por exemplo, ao realizar alguma compra de nossos produtos, ao prestar algum serviço para nós, ao iniciar ou manter uma relação comercial com a SOLÓTICA, ao entrar em contato com o nosso SAC, seja por telefone, e-mail ou website, para participar em eventos da SOLÓTICA e ao se inscrever para alguma vaga. 

​​​​​​​3.2. Obtidas de Terceiros 

Em alguns casos específicos, nós também poderemos obter alguns dados pessoais seus através de terceiros, como a empresa a qual você é vinculado, médico que lhe prescreveu algum medicamento ou produto de saúde, empresas parceiras, website do Reclame Aqui ou órgãos de defesa do consumidor e no caso de processos judiciais e administrativos em que a SOLÓTICA seja parte ou esteja relacionada. 

​​​​​​​3.3. Automaticamente 

Eventualmente, também poderemos coletar dados automaticamente dos aparelhos eletrônicos que você utiliza para acessar o nosso website, por exemplo, com a finalidade de melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Alguns desses dados podem ser coletados por meio de cookies ou tecnologias similares, conforme detalhamos abaixo. 

​​​​​​​3.4. Disponíveis Publicamente 

Por fim, há a possibilidade de coletarmos informações suas que se encontrem disponibilizadas publicamente, como por meio de mídias sociais. 

 

  1. O Que São Cookies E Como Os Utilizamos?

Cookies são pequenos arquivos de texto que poderemos armazenar nos seus aparelhos eletrônicos quando você visita o nosso website. Nós utilizamos desta ferramenta para diferentes finalidades, como para personalizar a sua experiência de navegação, compreender a forma como o nosso website é utilizado e para refinar o conteúdo que promovemos através dele Agregados em grupos, abaixo listamos todas estas finalidades: 

  • NECESSÁRIOS: São cookies essenciais para viabilizar o adequado funcionamento do nosso website, assim como para permitir que você faça uso de todas as funcionalidades nele disponíveis. 
  • DESEMPENHO: São cookies que nos ajudam a entender como os visitantes interagem com o nosso website, fornecendo informações sobre as áreas visitadas, o tempo de visita ao website e quaisquer problemas eventualmente encontrados. 
  • FUNCIONAIS: São cookies que permitem que o nosso website se lembre das suas escolhas anteriores, como, por exemplo idioma de navegação. São responsáveis por proporcionar uma experiência personalizada. 
  • MARKETING: São cookies utilizados para fornecer mais conteúdo relevantes e específicos para os seus interesses. Podem, ainda, ser utilizados para apresentar publicidade com um maior direcionamento ou limitar o número que esta é veiculada. Também, permitem a medição da eficácia de uma campanha lançada. 
  • MÍDIA: São cookies definidos por uma variedade de serviços de mídia que adicionamos ao site para permitir a exibição de conteúdo de mídia, necessários para a exibição adequada de algum vídeo ou foto. Podem, ainda, ser capazes de rastrear seu uso do serviço de mídia e criar um perfil de seus interesses. Isso pode afetar o conteúdo e as mensagens que você vê em outros sites que você visita. 

O site também utiliza links para redes sociais, ao acessá-los, os cookies utilizados poderão ser armazenados no navegador, cada rede social possui sua própria política de privacidade e de proteção de dados pessoais, sendo responsáveis pelas práticas de privacidade. 

A qualquer momento, você pode desabilitar os cookies nas configurações do seu navegador. Contudo, a sua oposição aos cookies necessários poderá prejudicar ou inutilizar a sua experiência de navegação. 

 

  1. Com Quem Compartilhamos Os Seus Dados Pessoais?

A depender da relação que você estabeleça com a SOLÓTICA, nós poderemos compartilhar os seus dados pessoais com órgãos públicos (ANVISA, Ministério da Economia, Secretarias de Saúde, Receita Federal), com o Poder Judiciário, instituições financeiras, auditores independentes, escritórios de advocacia, parceiros de negócio e fornecedores de serviços, empresas pertencentes ao grupo da SOLÓTICA, dentre outros. Todo compartilhamento de seus dados pessoais será feito por meio de uma base legal listada na LGPD, sendo está adequada conforme cada caso. 

Em todos estes casos, sempre que viável, nós utilizamos de instrumentos contratuais para assegurar que os terceiros que recebam dados pessoais que compartilhamos garantam a eles a proteção adequada. 

Eventualmente, é possível que o terceiro com quem os seus dados são compartilhados se encontre fora do Brasil, por exemplo, no Japão, Qatar, Emirados Árabes, dentre outros. Neste caso, nós daremos preferência para que essa transferência internacional ocorra apenas para os países que possuem um grau de segurança similar ao previsto pela legislação brasileira, ou quando a Autoridade Nacional de Proteção de Dados assim autorizar. Caso isso não seja possível, nós utilizaremos de cláusulas contratuais apropriadas e de auditorias prévias, com o propósito de assegurar que os terceiros que recebam os seus dados pessoais observem os padrões de proteção exigidos pela legislação brasileira. 

Para mais informações a respeito de como compartilhamos dados pessoais, por favor entre em contato com o nosso DPO por meio do canal para o exercício dos seus direitos indicado abaixo. 

 

  1. Como Mantermos Os Seus Dados Seguros?

Nós adotamos políticas e procedimentos rigorosos que determinam como os dados pessoais devem ser tratados aqui na SOLÓTICA. Tais normas têm como objetivo garantir o tratamento adequado e lícito dos dados pessoais que detemos. 

Além disso, também adotamos medidas técnicas buscando manter os seus dados pessoais seguros e protegidos de acessos não autorizados e de situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração, comunicação ou qualquer outra forma de tratamento inadequado ou ilícito, sempre à luz das regras aplicáveis de proteção de dados e de segurança da informação. 

 

  1. Como Você Pode Exercer Os Seus Direitos?

Qualquer que seja a sua relação com a SOLÓTICA, asseguramos que todos os seus direitos relativos ao tratamento dos seus dados pessoais serão respeitados. Estes direitos incluem, mas não estão limitados a: 

  • Saber se realizamos algum tratamento com seus dados pessoais e, sendo este o caso, saber quais são os dados tratados; 
  • Corrigir ou solicitar a correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados; 
  • Obter informações sobre as entidades públicas ou privadas com as quais compartilhamos os seus dados; 
  • Não consentir e ser informado sobre as consequências desta negativa, quando a atividade de tratamento se der com fundamento nesta base legal; 
  • Revogar o seu consentimento, caso o tenha fornecido; 
  • Solicitar a eliminação dos dados coletados e utilizados com base no seu consentimento; 
  • Solicitar a anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou que, porventura, tenham sido tratados em desconformidade com a lei; 
  • Se opor a atividades de tratamento que, porventura, tenham sido realizadas em desconformidade com a lei; 
  • Solicitar a revisão de decisões tomadas unicamente com base em tratamento automatizado de dados pessoais e que afetem os seus interesses. 

Para exercer os seus direitos, você deve enviar um e-mail para o seguinte endereço eletrônico: [email protected]. 

 

  1. Se Você Tem Uma Relação Com A Solótica Como Médico

Caso você se relacione conosco na condição de médico, algumas considerações se aplicam em adição às informações gerais acima. 

Quando coletamos seus dados, podemos incluir também informações como titulação, posição funcional, empresa onde trabalha, especialidades, dados acadêmicos, publicações, atividades em congressos, prêmios, testes clínicos nos quais participou, dentre outros. Pode ser necessário ainda mantermos informações de pagamento, dados de comunicação e informações sobre nossas interações anteriores. 

Além dos propósitos indicados nas informações gerais, seus dados poderão ser utilizados para a manutenção de nossa relação, executarmos atividades conjuntas, coleta de avaliações e experiências com nossos produtos, oferecermos amostras grátis de nossos produtos, coletarmos informações profissionais suas, oferecermos atualizações periódicas sobre medicamentos e doenças que sejam de seu interesse, dentre outros, observada a legislação vigente. 

Quaisquer atividades não cobertas nesta Política de Privacidade só serão executadas mediante apresentação de um Política Complementar que possa esclarecer a você os propósitos para os quais trataremos as informações pessoais solicitadas. Sempre que desejar, você pode consultar nosso DPO pelo tratamento de dados pessoais para saber mais detalhes de como suas informações são utilizadas pela SOLÓTICA. 

 

  1. Esclarecimentos Ou Dúvidas

Em caso de dúvidas, sugestões ou solicitações referentes a esta Política e ao tratamento de seus dados pessoais, por favor entre em contato com o responsável pela proteção de dados da SOLÓTICA, por meio do endereço eletrônico [email protected]. Caso você ache que alguma de suas dúvidas, sugestões ou solicitações do tratamento de seus dados pessoais não foram adequadamente atendidas, você pode nos contactar. 

 

  1. Atualização Desta Política

Esta Política está em constante atualização para garantirmos o nosso compromisso de máxima transparência com você. 

É recomendado que você visite periodicamente website da SOLÓTICA para verificar qualquer alteração recente. 

Última atualização: 23 de agosto de 2023