FAQ

Existem diversos produtos para este fim. A Solótica possui completa linha de soluções para manutenção e limpeza (conheça as soluções de limpeza da Solótica) para todos os tipos de lentes de contatos.

Não. As lentes de contato devem ser utilizadas após a adequada adaptação, que deverá ser feita por seu especialista, que está plenamente capacitado a fazer todos os testes e garantir a perfeita adaptação de suas lentes de contato. Por esse motivo, as lentes de contato são comercializadas somente sob prescrição médica.
Somente em casos extremos de má conservação e falta de assepsia das lentes de contato. O uso correto e a correta assepsia evitarão qualquer risco. Em caso de desconforto, retire as lentes e procure o seu oftalmologista.
Não. Mas fungos e bactérias presentes em lentes de contatos mal conservadas, sim. Por isso, os procedimentos de limpeza e conservação da lente são tão importantes para proteger sua visão. Seguindo-se todos os passos de limpeza e conservação, não haverá qualquer risco. E, extremamente importante: jamais use lentes de contato de outras pessoas.
Sim, mas você deverá primeiro colocar as lentes de contato e depois se maquiar, tomando sempre cuidado com produtos em pó ou spray, que poderão causar irritação caso entrem em contato com os olhos.
Crianças com seis meses de idade, em casos extremos, já utilizam lentes de contato corretivas.
Sim, são lentes de contato gelatinosas feitas com base na cor do olho saudável, a fim de apresentar efeito extremamente natural.
Sim. Lentes de contato só podem ser comercializadas sob prescrição médica. Além disso, mesmo você possuindo visão perfeita e necessitando uma lente de contato sem grau, é necessário verificar as medidas (ceratometria) dos olhos, para prescrição da lente de contato adequada. O teste de fluxo lacrimal também é fundamental para garantir conforto e saúde ocular.
Se a lente for bem adaptada ao usuário, não há desconforto ou dor. Durante a adaptação, que pode durar até dez dias, é normal certo incômodo. Mas, caso ele se prolongue, retire as lentes e procure o oftalmologista, pois há algum problema.
Atualmente, as lentes de contato atendem a praticamente todas as necessidades, como: miopia, hipermetropia, astigmatismo, ceratocone e outros males.
Seu oftalmologista recomendará o prazo de troca ideal para o seu caso. Porém, basicamente, as lentes descartáveis têm prazos que variam de 7 a 30 dias e as rígidas e gelatinosas devem ser trocadas a cada ano.
Sim. Aliás, as lentes apresentam grande vantagem sobre os óculos, porque minimizam distorções de imagem e oferecem visão completa, focal e periférica, muito mais próxima da visão natural. Também permite o uso com óculos de sol. Mas, para natação, recomenda-se o uso de óculos especiais, que evitam a perda das lentes.
Para orientação constante e realização de exames periódicos, de extrema importância para a saúde ocular.Para orientação constante e realização de exames periódicos, de extrema importância para a saúde ocular.
Além de atenderem a todas as necessidades de correção, as lentes rígidas possuem, em geral, melhor qualidade ótica e a manutenção é mais simples e econômica, em relação às outras lentes. A durabilidade é outra característica desta lente, que pode ser usada por até um ano. Porém, exigem maior habilidade do usuário e não são recomendadas para dormir (Clique e conheça a linha de lentes rígidas da Solótica). Produzidas com material maleável, as lentes gelatinosas descartáveis são consideradas mais confortáveis e práticas em comparação às lentes rígidas. Em geral, o usuário se adapta mais facilmente a este produto. Porém, o custo de manutenção é um pouco superior, já que o regime de troca do produto é menor (no máximo 30 dias). Também não atendem a algumas necessidades de correção visual e apresentam certas limitações de graus. (Clique e conheça a linha de lentes gelatinosas descartáveis da Solótica) Já as lentes de contato gelatinosas de troca anual atendem a quase todas as necessidades de correção visual, sem limitação de graus. Dependendo da composição, pode-se até dormir com algumas delas. De manutenção simples, são de troca anual, e uma opção economicamente viável para usuários que têm dificuldade de adaptação às lentes rígidas
Existem três famílias de lentes: Lentes de contato gelatinosas de troca anual, lentes de contato gelatinosas descartáveis de troca mensal, quinzenal, semanal ou diária e as lentes de contato rígidas de troca anual. Cada uma apresenta vantagens e desvantagens. E você deve avaliar juntamente com seu oftalmologista a melhor opção para as suas necessidades.
Em nenhuma hipótese. Os olhos são revestidos pela conjuntiva, que torna impossível a movimentação da lente para trás do olho.
Alguns usuários adaptam-se imediatamente e não apresentam qualquer problema de adaptação. Mas os especialistas consideram normal período de cerca de dez dias para a adaptação plena. Durante esta fase, o usuário deve ser acompanhado de perto por um oftalmologista.
A princípio, qualquer pessoa – criança, adolescente ou adulto. Mas o especialista deverá ser consultado para verificação do tipo de lente de contato mais indicado a cada caso.