Blog
Vida útil e validade – você sabe a diferença?
Muitas pessoas interpretam a validade de um produto e sua vida útil como sinônimos. Mas será que realmente significam a mesma coisa? Como essas características conversam com a qualidade da minha lente de contato Solótica? Vamos entender um pouco mais nessa matéria.
Para iniciarmos, é interessante esclarecer o que significa cada termo.
Vida útil
Podemos considerar que a vida útil de um produto é o prazo em que ele mantém características físicas e/ou mecânicas adequadas para a sua utilização.
Quando falamos em lentes de contato, estamos falando sobre o prazo em que a lente estará com as condições de permeabilidade e oxigenação ideais para a utilização nos seus olhos. Em boa parte de nossas lentes, a vida útil é de um (1) ano após a abertura do produto (para informações mais precisas, consulte o guia do usuário).
Ela começa a ser contabilizada após a abertura do lacre e da tampa da lente de contato, independente do prazo de validade, que também deve ser observado.
Validade
A validade, por sua vez, representa o prazo em que o produto pode estar armazenado, de acordo com as condições especificadas na embalagem e pelas agências reguladores, como a Anvisa, sem que perda suas características adequadas de uso.
Ela é considerada somente quando o produto está fechado e lacrado. Quando falamos de produtos da Solótica, há um lacre de segurança, conforme a foto de capa desse post.
– “OK, interessante. Mas eu devo ficar atento ao prazo de validade, certo?”
Sim, com toda certeza. Ele é o principal indicador que o produto que você adquiriu está dentro dos padrões ideais de utilização. É um indicador de qualidade e, também, de segurança.
Para um produto atender a data de validade exposta na embalagem, é necessário cumprir uma lista de exigências, que podem ser estipuladas por agências reguladoras, como a Anvisa, Inmetro, FDE (agência americana de regulamentação) e CE (órgão europeu). Além disso, os produtos também podem seguir normas internas de controle de qualidade, que atuam de forma complementar ao que é estipulado por esses órgãos e trazem ainda mais segurança ao produto adquirido. É o caso da Solótica!
É importante, porém, observar outros detalhes, além da data de validade. Um deles é verificar a condição da embalagem na hora da compra. Se o produto veio com trincas, avarias ou demais deformações, fique atento e consulte a loja em que a compra foi efetuada.
Cuidados com a lente
Como vimos acima, a vida útil do produto começa a ser contabilizada após a abertura do lacre e da tampa do vidro ou blister da sua nova lente de contato Solótica.
De qualquer forma, para manter a vida útil do produto de acordo com o planejado, é interessante seguir alguns pontos, que iremos listar:
1. Armazenamento adequado, preferencialmente no estojo que acompanha o produto e com a solução para lentes de contato de sua preferência. Soro fisiológico e/ou água são comumente utilizados no armazenamento, embora possam alterar a vida útil do seu produto;
2. Correta higienização das mãos;
3. Não dormir com as lentes, exceto em caso de lentes de ortoceratologia;
4. Evitar a utilização da lente por períodos prolongados;
5. Higienizar a lente de forma periódica. É importante remover os depósitos de proteína que acumulam na lente. A solução para lentes faz a limpeza, evita a acumulação de resíduos e traz maior conforto e assepsia em sua utilização.
Em caso de dúvidas, existe um manual da Soblec (acesse aqui) que orienta, de forma fácil e didática, como preservar e armazenar sua lente de contato corretamente.
– “Estou com alguma dúvida adicional sobre a validade das minhas lentes. O que faço?”
Não pense duas vezes. Entre em contato com o S.A.C. da Solótica pelo e-mail [email protected]. É possível, por lá, receber auxílio de forma especializada, seja em assuntos referentes à validade e vida útil do seu produto, assim como para outras dúvidas que possam surgir.
Esperamos você por lá!